APRESENTAÇÃO

voltar

Introdução ao Portfolio de Inovação da Fiocruz

A segunda edição do Portfolio de inovação da Fiocruz não só atualiza e incorpora novas tecnologias com potencial inovador ao portfolio lançado em 2011 como também oferece aperfeiçoamentos conceituais e organizacionais. O portfolio não se constitui uma lista exaustiva de projetos inovadores da Fiocruz. É uma mostra de ativos intangíveis gerados pelos trabalhadores da instituição, com ou sem parceiros externos, com ou sem patentes concedidas mas com o intuito de contribuir para a melhora da qualidade de vida da população brasileira.

O Portfolio é um instrumento que propicia transparência à sociedade sobre os esforços inovadores realizados pela Fiocruz ao mesmo tempo em que funciona como uma vitrine que torna pública a intenção de busca de parcerias internas e externas, nacionais ou internacionais, com instituições públicas ou privadas, com empresas públicas ou privadas, em consonância com a política industrial brasileira e com o Sistema Nacional de Inovação em Saúde.

Diante da estrutura complexa e heterogênea de atuação das diferentes Unidades que compõem a Fiocruz, adota-se como premissa para a entrada de novos projetos no Portfolio a dimensão ampliada do conceito de inovação, onde se constata que todas as unidades técnico-científicas da Fiocruz estão aptas a desenvolverem inovações relevantes sejam elas tecnológicas, organizacionais, educacionais, sociais, assistenciais ou em serviços.

Os projetos são inscritos pelos trabalhadores da Fiocruz com a supervisão do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da unidade e anuência do diretor. Após a validação da suficiência de informações realizada pela Gestec, o projeto é encaminhado para a Comissão de Seleção de projetos que utiliza critérios para classificá-los como: selecionado; não selecionado; pendente ou selecionado com pendência . Os projetos selecionados ganham a versão final em formato de ‘sumário de tecnologia’, elaborado pela Gestec e validado pelo coordenador do projeto e em seguida são classificados de acordo com os setores do CEIS e publicados no site do Portfolio de inovação da Fiocruz, na língua portuguesa e inglesa. Os projetos não selecionados serão monitorados pelo NIT de cada unidade e poderão ser reinscritos, se couber.

A partir desta segunda edição do Portfolio de Inovação, foi possível propiciar maior visibilidade aos projetos inovadores de impacto sócio educacional e assistencial gerados na Fiocruz, pois um grupo de trabalho formado por especialistas estabeleceu um novo formulário de captação de projetos, específico para captação de projetos desta natureza.

A gerência de todo o processo do Portfolio de Inovação da Fiocruz é feita pela Gestec/VPPIS, especificamente pela equipe organizadora. Os Núcleos de Inovação Tecnológica são responsáveis pela prospecção de projetos inovadores na unidade e posterior acompanhamento da inscrição no Sistema de Captações de Projetos e posterior monitoramento. A CGTI/VPGDI desenvolveu o Sistema de Captações de Projetos para o Portfolio de Inovação da Fiocruz em conjunto com a Gestec/VPPIS e vem promovendo suporte e diversos aperfeiçoamentos. A equipe de seleção de projetos é composta por especialistas de diversas unidades da Fiocruz (LINK créditos), que não só se reúnem para analisar os projetos candidatos, mas também para contribuir no aperfeiçoamento do Portfolio.

Este portfolio é um exemplo de inovação organizacional da Fiocruz e como todo projeto inovador, é fruto da contribuição de diversos colaboradores das mais variadas expertises.

Para entrar em contato com a equipe organizadora ou com os coordenadores de projetos, ligar para (21) 3882-9099 ou enviar email para: portfolio@fiocruz.br.